Receitas e Dicas

As melhores receitas são aquelas que são preparadas com ingredientes frescos e de alta qualidade. Elas levam em consideração a combinação de sabores, texturas e nutrientes para criar um prato equilibrado e saboroso. Além disso, uma boa receita deve ser clara e fácil de seguir, para que qualquer pessoa possa prepará-la com sucesso, também são adaptáveis, permitindo que você possa fazer pequenas modificações para atender aos seus gostos pessoais. Em resumo, uma receita de qualidade é aquela que é saudável, saborosa e fácil, tornando a cozinha uma experiência prazerosa e gratificante.

01.

Tutu de Feijão

Uma deliciosa receita para aproveitar com a família.

Modo de Preparo

Cozinhe o feijão e coe tirando o caldo, e reserve. Depois frite o alho e a cebola no óleo, coloque a carne o pimentão a mandioca e deixe refogar um pouco. Em seguida coloque o feijão, torresmo, salsinha e cebolinha, deixe refogar mais um pouco. Misture a farinha de mandioca, sal, pimenta e os ovos, misture bem. Retire do fogo colocando em uma travessa e sirva.

02.

Feijão Tradicional

Uma deliciosa receita para aproveitar com a família.

Modo de Preparo

Numa frigideira, coloque o óleo e esquente até ficar bem quente. Junte a cebola, o alho e refogue, até a cebola ficar transparente. Adicione o refogado ao feijão cozido, coloque sal a gosto e misture. Deixe ferver um pouco para pegar gosto. Desligue e sirva.

03.

Feijão Tropeiro

Uma deliciosa receita para aproveitar com a família.

Modo de Preparo

Cozinhe o feijão, sem ficar desmanchado. Escorra o caldo numa peneira. Faça os torresmos. Frite a lingüiça em uma panela com um pouco de água tampada. Destampar logo que a água secar para corar. Em 1/2 xícara de gordura de torresmo bem quente, colocar os temperos e o feijão cozido sem caldo. Adicionar a farinha e os torresmos. Enfeite com rodelas de ovo cozido e contorne com pedaços de lingüiça frita. Sirva com couve à mineira, arroz e molho acebolado.

04.

Feijoada

Uma deliciosa receita para aproveitar com a família.

Modo de Preparo

Deixe o feijão de molho de um dia para o outro. As carnes salgadas também devem ficar de molho, trocando a água pelo menos três vezes. No dia, cozinhe o feijão na panela de pressão apenas com a água e reserve. Em outra panela coloque o restante das carnes, sendo que as carnes salgadas sejam aferventadas antes do cozimento com as outras carnes acrescente a cebola, o alho, as pimentas, a salsinha, faça um refogado utilizando a gordura do bacon. Adicione o refogado à feijoada, deixe ferver por aproximadamente 20 minutos até engrossar o caldo.

Acompanhamentos

Arroz branco, couve mineira (frite a couve já pré cozida no azeite e no alho), vinagrete (tomate, cebola, salsinha, pimentão verde, vinagre e azeite), farofa.

Você sabe uma receita deliciosa ou dica muito útil? Então, compartilhe aqui conosco, e publicaremos no nosso site! É simples, basta enviar um email para contato@felgran.com.br

DICAS

Qualquer casa brasileira que se preze tem um cheirinho especial por volta do meio-dia. Ele invade o corredor, a rua, o bairro. É hora do almoço, e todo mundo está preparando feijão. Preto, roxinho, rosinha, mulatinho, não há no País quem dispense as nutritivas leguminosas. Mas, apesar de a receita estar praticamente impressa no DNA nacional, há muitas dúvidas sobre ela. Deixar ou não de molho? Temperar antes ou depois de pronto? Como engrossar o caldo?

Como devo calcular a quantidade de feijão cru por pessoa?

Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.

Preciso deixar o feijão de molho?

Quando o feijão fica de molho, além de cozinhar mais depressa, quem o consome tem menos chance de sofrer com gases depois da refeição. O ideal é fazer isso durante a noite, por cerca de 12 horas, mas 60 minutos já são suficiente para a receita ficar mais leve. Só não esqueça de dispensar a água usada antes de colocá-lo pra cozinhar.

Como faço para engrossar o caldo?

O que torna o caldo grosso é a redução. Assim, depois de temperado, deixe o feijão apurando em fogo lento. Um jeito de fazer isso mais rápido é tirar uma porção do ingrediente já cozido, bater no liquidificador e devolver à panela.

Como e quando temperar?

O ideal é temperar o feijão já cozido, mas ainda durinho. No final do cozimento, frite bacon em cubinhos e, em sua gordura, refogue bastante cebola (que também ajuda a engrossar o caldo) e alho picadinhos. Reza a lenda que feijão temperado antes do cozimento azeda mais rápido. Outra dica é levar a leguminosa ao recipiente onde foi feito o refogado, e não o contrário. O fundinho da panela fica com sabor concentrado e isso não deve ser desperdiçado. E lembre-se: sal só no final.

Quanto de água botar?

Se o feijão ficou de molho, calcule 1 litro para cada quilo de feijão. Caso contrário, dobre a quantidade de líquido. A medida de olho também é simples: cinco dedos de água acima do nível dos grãos. Se precisar de mais, complete sempre água fervente.

Em quanto tempo o feijão cozinha?

Na panela de pressão, o feijão fica pronto em cerca de 20 minutos depois de ela começar a apitar. Na comum, leva mais ou menos uma hora.

Posso congelar?

Depois de pronto, o feijão dura até três meses no congelador.

Preciso catar o feijão?

Feijões comprados em sacas eventualmente podem vir com pedras no meio e devem ser catados. Os de saquinho, vendidos no supermercado, não têm essa necessidade. Mas nunca é demais dar uma olhadinha.

Que temperos posso usar, além dos básicos?

Quem gostar de louro, pode deixar umas folhinhas secas já na água do molho. Pedaços de charque (lavados em água abundante e aferventados) na panela também vão bem. No Nordeste, é comum acrescentar pitadas de colorau, cominho e um punhado de coentro fresco durante o cozimento. Para uma receita mais caprichada, vale botar maxixe, quiabo, couve, repolho e jerimum. Importante: Se usar cebola, sabia que o feijão tende a estragar mais rápido.

Posso comprar o feijão mais barato que encontrar?

Claro, mas você prefere comer coisas de qualidade não é? Então mesmo que seja um pouco mais caro compre uma boa marca e prefira os tipo 1 que são de melhor qualidade.

Fonte: receitas.ig.com.br
Scroll to Top